"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes;
e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus."
Rm 5. 1-2
Numa rede causal de motivação e de desempenho destaque para a importância do papel exercido pela liderança na obtenção de respostas, através da influência exercida na mente e nos comportamentos, visando a satisfação das necessidades e estímulos ao desempenho do grupo. No mundo moderno, o papel dos líderes vai além das habilidades, boa oratória, talento, fama e intelectualidade. Hoje, aposta-se no papel mais nobre da liderança, numa tentativa de conciliar as novas tecnologias com o comportamento e desempenho desejados. Espera-se um papel moldado no caráter dos líderes, em torno do qual giram as demais variáveis: Comportamento, visão, perseverança, etc.... Todas elas baseadas no conjunto de crenças da liderança. Foi assim com os líderes no passado, é assim hoje, e será assim com os líderes do futuro.
Jesus Cristo é o maior exemplo de liderança (cristianismo). Por que Jesus, na sua humanidade, é considerado o maior líder de todos os tempos? Resposta: Por que Jesus tem o perfeito caráter de Deus, Jesus é o próprio Deus. Jesus é o parâmetro de reflexão aos que exercem o nobre papel de liderança, em qualquer esfera de competência.
O caráter da liderança é determinante, tal como a comunhão é determinante para se alcançar a justiça de Deus. Acredita-se que pensar de modo diferente é viver o cristianismo, segundo os padrões do mundo, suas concupiscências.
“O caráter moldado, segundo o amor de Deus, a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo, é o tempero (dá gosto) à vida cristã, fazendo a luz do testemunho de Cristo brilhar em sua vida. É uma decisão pessoal (crer no Evangelho), ouvindo e praticando os ensinamentos de Jesus (Mt 7.24-29). Através da prática da Palavra de Deus, prossegue-se, na força do Espírito Santo, guardando a Palavra de Cristo."
(Extraído do livro, Cristologia ao seu Alcance, 2010)
"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes;
e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus."
Rm 5. 1-2
Somos justiça de Deus, em Cristo.
Manoel Lúcio da Silva Neto é mestre em Engenharia de Produção (Mídia e Conhecimento), e autor do livro Cristologia ao seu Alcance, 2010.