top of page

Na Alegria
e na Tristeza
(Parte 3)

capa_nova_artigos_most_editado_editado.jpg

“ ... não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.”

(Nm 8:10)

 

        “Bendito seja o SENHOR, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra” (Sl 144:1). O livro de Neemias é a narrativa do período da história em que os israelitas voltaram para Jerusalém, após o exílio babilônico. Tendo acabado a reconstrução dos muros de Jerusalém (Nm 7:1), proteção física, Neemias intensificou as ações visando a restauração da vida espiritual, para que o povo pudesse viver em liberdade, prósperos e em paz. Neemias, então, lançou mão de medidas de enfrentamento, baseadas na palavra de Deus.

  

       A situação em Jerusalém demandava medidas de enfrentamento urgentes, e dentre as qualidades da liderança de Neemias estava a iniciativa. Logo, Neemias estabeleceu guardas, nomeou pessoas de confiança em Jerusalém (Nm 7: 1-4), e, orientado por Deus, fez o registro das genealogias, relação dos que voltaram a Jerusalém. (Nm 7:5)

 

      Segue-se uma reflexão sobre algumas das qualidades que definem a nobreza de Neemias, na condução do povo. Seguida de reflexão sobre o conceito de atitude.

 

“Neemias era humilde, motivado, confiante na vontade de Deus, pessoa de iniciativa, grande fé, destemido, organizado, obediente e justo, Exemplo de muitas qualidades nobres.”

  (Modesto M, Amistad Jr, Wanted  Modern Nehemiahs -

 Neemias Modernos  p.46)

“Atitude é o estado da mente que determina a maneira de perceber e responder a determinada demanda, composta de 3 (três) elementos: 1. Conhecimento, o nível do relacionamento com Jesus. 2. Afetividade, a qualidade do relacionamento com Jesus.) 3. Ação, a resposta a uma demanda (Hb 11.1). Ressalta-se que a demanda e a atitude, ambas, estão sujeitas a soberania de Deus.”

(Extraído do livro Cristologia ao seu Alcance, 2010)

 

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam,

a convicção de fatos que se não veem.”

(Hb 11.1)

       

      Neemias animou e envolveu o povo no processo de retomada do controle de suas vidas, restabelecendo medidas preconizadas por Deus, baseadas na Sua Palavra (Nm 1:6-9). Dentre elas, cita-se: O restabelecimento do hábito de leitura da palavra de Deus (Nm 8:1-12), a celebração das festas religiosas (Nm 8:13-18) e arrependimento e confissão de pecados (Nm 9). Assim, Neemias conseguiu restabelecer a aliança do povo, sobre guardar a palavra de Deus. (Nm 9:38)

   

      Segue uma reflexão sobre a responsabilidade dos líderes cristãos, na condução do povo.

 “A responsabilidade do líder tem grande notoriedade, fruto das decisões tomadas, segundo o seu livre arbítrio. Seja através da forma de agir, das obrigações e dos acontecimentos, os bons e maus resultados dos líderes dependem do grau de comprometimento, consciência, discernimento, sensatez e autoria,

aferidos segundo a palavra de Deus.”

(Extraído do livro artigos – Artigo: Responsabilidades da Liderança Crista, 06/10/2015, por Manoel Lúcio da Silva Neto)

“Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.”

                                                                      (Jo 15:2)

     Sigamos, então, no caminho da humildade, motivação, confiança na vontade de Deus, iniciativa, fé, destemor, organização, obediência, justiça... No caminho da transformação, em Jesus.

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”

(2 Co 3:18)

 

Somos justiça de Deus em Cristo

Manoel Lúcio da Silva Neto e mestre em Engenharia de Produção (Mídia e Conhecimento), e autor do livro, Cristologia ao seu Alcance, 2010.

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

Copyright

2013 - Manoel Lúcio da Silva Neto

Todos os direitos reservados

bottom of page