top of page

Na Alegria
e na Tristeza
(Parte 2)

capa_nova_artigos_most_editado_editado.jpg

“ ... não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.”

(Nm 8:10)

        “ Lembra-te de mim, SENHOR, segundo a tua bondade para com o teu povo; visita-me com a tua Salvação” (Sl 106:4). Neemias, nome hebraico cujo significado é “Confortado por Deus”, inicia, em ritmo acelerado, a obra de reedificação dos muros de Jerusalém. (Nm 2:11-20 - 3:1-32).

   Sobre as vistas dos adversários, que valendo-se de artifícios maldosos intentavam em parar a obra de reedificação dos muros. Entretanto, Neemias deu sequência a obra.  As crescentes ameaças para intimida-lo, desde o desdém (Nm 4: 1-3) até a conspiração (Nm 6: 1-14). Porém, Neemias respondia a todas as tentativas de para-lo com nobreza, e seguia, confiando na intervenção de Deus.

“Olhei, e levantei, e disse aos nobres, e magistrados, e ao resto do pov, não os temais, lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e peleja pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa.”

(Nm 4:14)

   Com aguçado senso de justiça e integridade, Neemias enfrentou os problemas internos, ameaçando o progresso de reedificação dos muros de Jerusalém, principalmente, as crises financeiras e escravidão de alguns do povo, dentre outros. Mas, frente a todos eles, Neemias confrontava com atitudes nobres (Nm 5: 1-19). Neemias sabia que Deus pelejaria por eles, o segredo da vitória. (Nm 4:19-23)

     Segue-se algumas reflexões sobre os símbolos de nobreza, vistos nas atitudes do rei Davi, e que se aplicam na vida cristã:

“Nos relatos da trajetória da vida de Davi, ungido rei para governar em Israel (Sl 89.20), são identificados os seguintes símbolos de nobreza aplicáveis na vida cristã: O símbolo de poder - Quando Deus lembrou as origens de Davi (2 Sm 7.8-9); os símbolos de temor e de reverência - Davi poupando a vida do rei Saul (1 Sm 24.1-8); os símbolos de nobreza - Na atitude de Davi lamentando a morte do rei Saul (2 Sm 1.17-27), e na vida de Adoração do rei Davi, prestando culto a Deus. (Sl 18. 48-50)”

Extraído do livro, Cristologia ao seu Alcance, 2010.

 

“O Deus que me livrou dos meus inimigos; — sim, tu me exaltaste acima dos meus adversários e me livraste do homem violento. Glorificar-te-ei, pois, entre os gentios, ó SENHOR, e cantarei louvores ao teu nome. É ele quem dá grandes vitórias ao seu rei, e usa de benignidade para com o seu ungido, com Davi e sua posteridade para sempre.”

(Sl 18.48-50)

 

       Neemias orou, antes de enfrentar seus adversários, “preparando o seu caminho, e viu a Salvação de Deus” (Sl 50:23). Assim, os muros de Jerusalém foram restaurados em tempo recorde (Nm, 6:15), deixando os inimigos de Deus. (Nm 6:16)

 

“Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elui, em cinquenta e dois dias. Sucedeu que ouvindo todos nossos inimigos, temeram todos os gentios nossos circunvizinhos e decaíram muito no seu

 próprio conceito, porque reconheceram que por intervenção do nosso Deus é que fizemos esta obra”

(Nm 6: 15-16)

 

      Na situação que estejas enfrentando, glorifique a Deus, sempre. (Jo 11:40)

      

Somos Justiça de Deus em Cristo”

​Manoel Lúcio da Silva Neto é mestre em Engenharia de Produção (Mídia e Conhecimento), e autor do livro Cristologia ao seu Alcance, 2010.

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

Copyright

2013 - Manoel Lúcio da Silva Neto

Todos os direitos reservados

bottom of page