top of page

Jesus,
Filho e Servo

capa_nova_artigos_most_editado_editado.jpg

"Se alguém quiser ser o primeiro, será o último e servo de todos.”

(Mc 9.35)

 

      "Quem pode mais, pode menos.” Ouvi esta frase, e fiz associação com o versículo bíblico (Mc 9.35). “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4.6), humildade que precede a honra. (Pv 15.33)

 

"O temor do Senhor é a instrução da sabedoria,

e a humildade precede a honra.”

(Pv 15.33)

        Portanto, não queira subverter as verdades ensinadas por Jesus, alterando a palavra de Deus. O caminho de Deus para remir a humanidade de seus pecados, Jesus deu o exemplo de servo, restaurando os contritos (Is 61.1), libertando os cativos (Is 42.7) e curando os enfermos (Is 53 4-5). Nesse sentido, todas as profecias messiânicas do Antigo Testamento convergem para Ele, Jesus.

 

 “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a por em liberdade os algemados.”

(Is 61.1)

 

“... para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem, em trevas.”

(Is 42.7)

“Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si, e nos o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi transpassado e moído pelas nossas transgressões; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

(Is 53 4-5)

      Hoje, não mais na condição de “servos”, mas de “filhos”, somos guiados pelo Espírito de Deus. (Rm 8.14)

 

“Pois, todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são

filhos de Deus.”

(Rm 8.14)

 

        Na sequência uma reflexão acerca do exemplo deixado por Jesus, na condição de servo.

 

“O Espírito Santo glorifica o Filho (Jo 16. 13-14), e o Filho glorifica o Pai (Jo 17. 4). Jesus Cristo é o perfeito exemplo afirmação de unidade em obediência, segundo a sua posição no Reino. de Deus. (Fl 2. 5-11)”

(Extraído do livro Cristologia ao seu Alcance, 2010)

"Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciara as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.”

(Jo 16 13.14)

 

“Eu o glorifiquei na terra, consumando a obra que me

confiaste para fazer ...”

(Jo 17. 4)

 

"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens, e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”

 (Fl 2. 5-11)

“Somos Justiça de Deus em Cristo”

Manoel Lúcio da Silva Neto é mestre em Engenharia de Produção (Mídia e Conhecimento), e autor do livro Cristologia ao seu Alcance, 2010.

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

Copyright

2013 - Manoel Lúcio da Silva Neto

Todos os direitos reservados

bottom of page