
Está em Cristo
Assim, que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.
(2 Co 5:17)
Entre outros significados, a expressão “está em Cristo” diz respeito viver para a glória de Deus, aceitando o desafio de influenciar o ambiente em que vivemos, e, ao mesmo tempo, ser influenciado por ele. Alerta-se que durante o processo de transformação de vida, velho e novo, deve-se viver todas as experiências, os bons e os maus momentos; e não deixar para curtir as experiências vividas, somente, ao final do processo. Lembre-se: Jesus na Cruz, tudo já venceu.
“Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o principio da nossa confiança até o fim”
(Hb 3:14)
“Mas aquele que perseverar até o fim será Salvo”
(Mt 24:13)
A expressão “está em Cristo”, também, significa viver a natureza de Deus, conquistada por Jesus na Cruz. Viver no direito a vida eterna. A expressão ”está em Cristo” significa mudança de vida, vida transformada, nova criatura. Deixar as trevas do passado, para viver na luz de Jesus. O texto bíblico (Is 43:18-19), referindo-se a libertação do jugo da Babilônia, mostra-nos como a viver na nova criatura, deixando o passado para trás Deus está agindo para que tenhas esperança, em Jesus.
“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo a luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.”
(Is 43:18-19)
“Falou-lhes pois Jesus outra vez dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”
(Jo 8:12)
O Evangelho de Jesus, segundo escreveu João, capítulo 3, relata o milagre do novo nascimento. O milagre inicia com a confissão em Jesus Cristo, único e suficiente Salvador. Passa-se, então, a viver uma experiência de transformação de vida. A expressão “nascer do Espírito” (Jo 3:5), tem o significado de transformação interior, obra do Espírito Santo, coração renovado.
O texto bíblico (Je 31:33), sobre a nova aliança firmada com Israel, refere-se ao tempo em que teríamos a palavra de Deus interiorizada em nosso ser.
“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhes inscreverei; eu serei seu Deus, e eles serão meu povo.”
(Je 31:33)
Segue uma reflexão sobre a promessa do Espírito Santo, promessa feita nos tempos antigos, por Deus (Pai), e enviado por Jesus (Filho), no Dia de Pentecostes.
“O Espírito Santo é a terceira pessoa da “Trindade”, prometido por Deus (Pai), e enviado por Jesus. (Lc 24.49)
Extraído do livro Cristologia ao seu Alcance, 2010.
Jesus na Cruz, tudo já venceu. Vivamos na nova criatura. (2 Co 5:17)
Glória a Deus.
Somos justiça de Deus em Cristo
Manoel Lúcio da Silva Neto e mestre em Engenharia de Produção (Mídia e Conhecimento), e autor do livro, Cristologia ao seu Alcance, 2010.
“