top of page
O Caráter da
Tecnologia
Slide1.JPG
Slide1.JPG
globo-girando.gif

     "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder."

(Ef  6.10) 

   Muitas vezes restrito a instrumentalidade, o conceito de tecnologia evoluiu com o passar do tempo, alcançando a partir da segunda metade do século XX um significado mais abrangente. Hoje, alguns autores relacionam o conceito de tecnologia aos meios e atividades através das quais os homens procuram mudar ou manipular o ambiente. As tecnologias modernas, buscando alternativas para desenvolver novas formas de satisfazer as necessidades humanas, cada vez mais amplificam o sentido restrito de “hardware”, “software” e comunicação de dados, até antes atribuído à tecnologia.

    Nesse processo estão inseridas as instituições, desde a primeira instituída por Deus, a família, até as instituições seculares. Enquanto umas apresentam maiores dificuldades de adaptação à nova realidade, outras são mais receptivas ao uso das novas tecnologias. A princípio, as instituições usavam a tecnologia em substituição ao que anteriormente faziam, deixando de perceberem suas reais potencialidades, cada vez mais perceptíveis. Grande desperdício no uso das novas tecnologias, em utilizá-las como agente de mudanças: Velho e Novo.

      Levando em conta as especificidades das instituições que apresentam mais dificuldades de adaptação às novas tecnologias, ainda que questionadas suas práticas, tais dificuldades são compreensíveis. Principalmente, em virtude das suas concepções doutrinárias. Todavia, o mesmo não se pode dizer daqueles que promovem as mudanças entre o velho e novo, e estão se deixando levar pelas aparentes modernidades. Ao invés de fazer uso da tecnologia, portando-se como agentes promotores das mudanças, ao contrário, parecem mais estar desempenhando o papel dos que são manipulados. Qual é o papel que se deseja representar na sociedade: Agentes de mudanças ou agentes de manipulação? Se você está naquele que segue adiante, então, você é agente de mudanças.

      Hoje, o caráter da tecnologia é um aspecto de extrema importância, tanto na vida cristã quanto na vida secular. Não seria exagero dizer que o sucesso das transformações promovidas na sociedade está diretamente relacionado com o caráter próprio, pois a deficiência de caráter não combina com o potencial das novas tecnologias. Não coadunam. Os filhos de Deus (Jo 1. 12), concebidos na Cruz de Cristo (agentes de mudanças), durante suas trajetórias terrenas devam se posicionar acima do mau uso das tecnologias, não se alinhando com as aparentes modernidades. É importante não se desviar do caminho nem para direita nem esquerda, ou seja, não deixar ser guiado pelas circunstâncias que o mundo tenta impor à vida cristã, as  suas práticas.

       

    A orientação é força interior e coragem, segundo fundamento da Palavra de Deus. 

           "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder."

(Ef  6.10) 

      Vida que segue: Crer para ver.

Somos justiça de Deus, em Cristo.

Manoel Lúcio da Silva Neto é mestre em Engenharia de Produção (Mídia e Conhecimento), e autor do livro Cristologia ao seu Alcance, 2010.

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

Copyright

2013 - Manoel Lúcio da Silva Neto

Todos os direitos reservados

bottom of page