Vencendo os Gigantes


“Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores desse mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”
(Ef 6.12)
Os problemas do dia a dia apresentam-se como gigantes, barreiras que tentam transparecer serem invencíveis. Na verdade, são os mesmos, com outras vestes, lançando suas raízes. Assim, temos que aprender lidar com os gigantes, enfrentá-los e vence-los, todas as vezes que tentarem se levantar contra a nossa vida. Tudo a luz dos ensinos da Bíblia Sagrada. É importante deixar claro que o poder de Deus é suficiente para superar todas e quaisquer barreiras, por mais gigantescas que se apresentem, deixando para trás a falibilidade da sabedoria humana. Afinal, estamos falando do poder do Deus vivo, Criador dos céus e da terra.
“... é importante apoiar a sua fé somente no poder de Deus, e não em sabedoria humana,
pois anula a mensagem da Cruz."
(Extraído do livro Cristologia ao seu Alcance, 2010)
O combate entre “Davi” e o gigante “Golias” (o problema), narrado no livro de (1 Sm 17), mostra como deve-se lidar com os gigantes da vida. Diante da afronta do gigante os israelitas ficaram trêmulos de medo, e cada vez mais o gigante “Golias” insultava o exército de Israel. Porém, “Davi”, ao invés de ter medo do problema, teve uma atitude de fé, respondendo a afronta daquele gigante filisteu: “Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” (1 Sm 17: 26)
"Atitude é o estado da mente que determina a maneira de perceber e responder uma situação. Os três componentes da atitude: Conhecimento, afetividade e ação. O conhecimento é o nível de relacionamento alcançado com a pessoa de Jesus; a afetividade é a maneira de se aproximar de Deus; e a ação é a resposta que damos à situação. As necessidades vão desde as enfermidade, libertação de situação aflitiva e/ou angustiante, até a intervenção sobre forças da natureza, observando que a necessidade e a atitude dos que esperam pelo milagre são sujeitas a vontade soberana de Deus.”
(Extraído do livro Cristologia ao seu Alcance, 2010).
As palavras de “Davi” geraram nele uma ação correspondente, atitude de fé, e "Davi" se dispôs a pelejar contra o gigante (o problema). Diante do desencorajamento de “Saul”, a resposta de “Davi” foi positiva: “O SENHOR me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu” (1 Sm 17. 37), e "Davi" foi a peleja contra o gigante filisteu (o problema). “Saul” vestiu a “Davi” com suas roupas de combate, e “Davi” não podia andar com as armaduras de “Saul”, (1 Sm 17: 38-39). Assim, deve ficar claro que Deus é movido por fé, e a sua proteção (armadura) no enfrentamento dos seus combates não cabem na vida do outro, Sim, as suas respostas e atitudes, revestidas de fé, e direcionadas ao problema. Logo “Davi” se despiu da armadura de “Saul”. (1 Sm 17: 39-40)
O gigante que afronta a sua vida (o problema), antes do enfrentamento, tentará minar a sua fé. O que pode ser visto na passagem em que o gigante “Golias” desprezou “Davi” (1 Sm 17. 41-44). A resposta de “Davi”, no poder de Deus, veio seguida de uma ação correspondente as suas palavras, atitude que definiu o combate a seu favor. Veja a resposta de "Davi": ”Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje, mesmo, o SENHOR te entregará na minha mão; e ferir-te-ei, e tirarei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às bestas da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.” (1 Sm 17: 45-47). Veja a atitude de fé de "Davi", ação correspondente as suas palavras: “E Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; e a pedra se lhe encravou na testa, a caiu sobre o seu rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou, sem que Davi tivesse uma espada na mão.” (1 Sm 17: 49-50). Registre-se que "Davi" correu para o combate, em direção ao gigante (o problema), pura e simplesmente, no poder de Deus: Com aquilo que Deus pusera em suas mãos, "pedra e funda".
Saiba que ao apoiar a fé em sabedoria humana você estará anulando a mensagem da Cruz, o poder de Deus. Invariavelmente você será derrotado diante dos problemas. Fica a dica: Não digas para Deus o tamanho do problema, pelo contrário, digas para o problema o tamanho do seu Deus (Criador dos céus e da terra).
“Agindo Deus, quem impedirá?”. (Is 43: 13)
Somos justiça de Deus, em Cristo.
Manoel Lúcio da Silva Neto é mestre em Engenharia de Produção (Mídia e Conhecimento), e autor do livro Cristologia ao seu Alcance, 2010.