top of page

O Limite da Liberdade

Slide1.JPG

"Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito,

diz o SENHOR dos Exércitos.”

(Zc 4:6)

    O conceito de liberdade está relacionado com o direito de agir, segundo o livre arbítrio do indivíduo. Na filosofia o conceito de liberdade relaciona-se ao conjunto dos direitos individuais, o poder do cidadão de exercer sua vontade, nos limites da lei. No transcurso da História diversos filósofos publicaram obras sobre o assunto: Segundo Karl Marx, a liberdade é uma prática relacionada com os bens materiais, segundo os interesses dos indivíduos. Segundo René Descartes, a liberdade relaciona-se com o livre arbítrio das pessoas. Segundo Sartre (1987), “O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo”. Seja lá qual for seu ponto de vista, a verdade é que liberdade está relacionada com responsabilidade.

      Levando essa discussão para o cristianismo (Jesus Cristo), a Bíblia Sagrada estabelece os limites da liberdade que Jesus conquistou na Cruz. (Gl 5 13-14)

​​

 "Porque vos irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

(Gl 5.13-14)

 

   Indo direto ao assunto: O limite da liberdade cristã é o amor (Gl 5.13-14). No amor deve ser conduzido os nossos relacionamentos. Todavia, para o filho de Deus (Jo 1.12) atingir este patamar de liberdade deve manter o espírito no controle da Adoração a Deus, crer que Jesus está no controle da nossa vida. Crucificar a carne e guardar-se das tentações. É um processo. O resultado deste processo é a transformação de vidas, através da ação do Espirito Santo. A seguir uma reflexão sobre as etapas do processo.

 

    “Os fariseus, os religiosos do tempo de Jesus, se pautavam na lei de Moisés. Mas, Jesus estava falando de um reino espiritual cuja visibilidade deve refletir os seus ensinos. Acerca da transformação do entendimento e mente, segundo um processo interior (de dentro para fora), através da ação do Espírito Santo. O processo inicia com a confissão de fé em Jesus Cristo, o único e suficiente Salvador, e na medida que se internaliza e reproduz a palavra de Deus acontece a transformação. O filho de Deus (Jo 1.12) sendo edificado para habitação de Deus no Espírito, expondo-se à pregação e ensino na sã doutrina da palavra de Deus, passa produzir fé no coração, e tem a vida transformada em testemunho da vitória de Cristo." 

(Extraído do livro, Cristologia ao seu Alcance, 2010).

    O processo de transformação de vidas se dá através do amor (Jo 13:34-35), não por força ou violência. (Zc 4:6)

​​

            “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois

meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.”

(Jo 13: 34-35)

​​

Somos justiça de Deus, em Cristo.

​​

Manoel Lúcio da Silva Neto é mestre em Engenharia de Produção (Mídia e Conhecimento), e autor do livro Cristologia ao seu Alcance, 2010.

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

Copyright

2013 - Manoel Lúcio da Silva Neto

Todos os direitos reservados

bottom of page