top of page

A Motivação da Fé

(Parte II)

Slide1.JPG
Slide1.JPG

   "A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria

dos homens, mas no poder de Deus.”

(1 Co 2. 4-5)

   A persuasão, enquanto estratégia de comunicação, consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos para induzir a uma atitude (ação), observando que a persuasão quando é usada como forma de manipulação percorre desde a escala do mais pacífico até a coerção. Por isso, a orientação da Bíblia Sagrada para não apoiar a fé (do latim fide) em linguagem persuasiva de sabedoria humana, como se fé fosse um modo de apelo a emoção (propaganda, publicidade, retórica, etc ...). A fé deve se apoiar, Sim, no poder de Deus.

    “A concessão da fé é uma atribuição do Espírito Santo, que orienta e fortalece a caminhada cristã, por isso, é importante apoiar a fé somente no poder de Deus, e não em sabedoria humana, pois anula a mensagem da cruz". (Extraído do livro Cristologia ao seu Alcance, 2010)

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não se veem.”

(Hb 11.1)

    A  Salvação em Jesus Cristo deve ser a maior certeza da vida cristã. Nessa visão de eternidade (Cruz de Cristo), a fé se evidencia nas ações correspondentes dos filhos de Deus. (Jo 1.12). Segue uma  reflexão, reafirmando que a mensagem da Cruz é fé (crença):

    “Na prática a fé cristã se completa nos atributos exclusivos da Divindade, evidenciados na vida dos discípulos que confiam, exclusivamente, na Palavra de Deus, passando a ter experiências pessoais com Cristo. Jesus é a referência. Frente aos judeus e testemunhando acerca da Divindade, Jesus saiu em defesa de sua autoridade, reafirmando a confiança em Deus, e tomando para si os títulos de “Filho de Deus” (Jo 8. 36) e “Eu Sou” (Jo 8.58). O posicionamento de Jesus nos conduz a seguinte reflexão: Não seria esse um bom exemplo de confiança em Deus, a ser exercida pelos discípulos de Jesus que tomam posse dos seus ensinamentos, obedecendo por fé, e recebendo o favor de Deus? "  (Extraído do livro Cristologia ao seu Alcance, 2010).

 

                 “Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás Salvo.”

(Rm 10.9)

Somos justiça de Deus, em Cristo. 

Manoel Lúcio da Silva Neto é mestre em Engenharia de Produção (Mídia e Conhecimento), e autor do livro Cristologia ao seu Alcance, 2010.

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

Copyright

2013 - Manoel Lúcio da Silva Neto

Todos os direitos reservados

bottom of page